A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO DIREITO HUMANO
ESOLVENDO O PROBLEMA DA (I)MATURIDADE CIDADÃ
Resumo
No contexto de Sociedade Informacional, o conhecimento é a mola propulsora de desenvolvimento
dos povos. Informação e conhecimento compõem o processo cognitivo mental capaz de
transformar e amadurecer a sociedade. Todavia, o excesso informacional não corresponde, necessariamente,
ao volume de conhecimento capaz de transformar e uma parte desse problema pertence
à inabilidade de comunicação organizacional. Esse é o diagnóstico que se faz a partir de um
cenário de muitas transformações e com a maioria das pessoas alheias. Nisso reside a pergunta de
pesquisa: como as Organizações podem contribuir com o processo de transformar a informação em
conhecimento e promover a cidadania? O objetivo geral da pesquisa é demonstrar que o conhecimento
para a cidadania é um Direito Humano. Como objetivos específi cos (i) demonstrar o propósito
da Sociedade da Informação em constituir a sociedade do conhecimento; (ii) demonstrar que
as Organizações não comunicam o sentido de suas informações, impedindo as pessoas de se apropriarem
do conhecimento e, portanto, do exercício de direitos; e, (iii) apresentar um modelo de comunicação
organizacional como um meio de contribuir com o processo de conhecimento e impactar
no grau de maturidade social. A metodologia passa pelo processo abdutivo de construção do
conhecimento e tem natureza exploratória; usa abordagem sistêmica e técnicas de pesquisa de
revisão bibliográfi ca, análise documental e coleta de dados indiretos. Os resultados de pesquisa
apontam no sentido de que as Organizações não comunicam bem suas informações e isso resulta
em défi cit de cidadania impactando na exclusão social e, consequentemente, em efetividade de
Direitos Humanos.
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