Sobre a Revista

A Revista do Ministério Público do Rio Grande do Sul (ISSN 0101-6342) foi instituída em 1941, na primeira sessão ordinária da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (a AMPRS é a  segunda entidade de classe do MP mais antiga do Brasil), por Abdon de Mello, então Procurador-Geral do Estado, com o propósito de ser “a primeira realização prática” da nova associação, sendo o primeiro Diretor da Revista foi Dámaso da Rocha.

Circulando por uma década e produzindo 38 volumes foi interrompida. Porém, foi retornada em 1973, por obra do então Procurador-Geral da Justiça Lauro Pereira Guimarães (ex-Presidente da AMPRS), o qual grifou ser a publicação “tão necessária hoje como no passado, no papel de veículo de difusão do pensamento jurídico de um órgão do Estado e de expressão cultural de uma nova e altiva classe”. Ali seria lançado então um novo primeiro volume, tendo por Diretor Ladislau Fernando Röhnelt.

A partir do volume 85 a Revista passou por transformações e novas sistemáticas, que a levaram a alcançar o selo de distinção Qualis A4, no início da década de 20, do presente século XXI.


Foco e Escopo

 A Revista do Ministério Público do RS publica semestralmente artigos inéditos em língua portuguesa e espanhola (doutrina internacional), produzidas por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, bem como profissionais e pesquisadores das áreas jurídicas, em regra com temas livres.

Informações Gerais

Classificação: Qualis A4.

Títulação Mínima: Especialista, Mestrando ou equivalente.

Periodicidade: Semestral (janeiro a junho, e julho a dezembro).

Prazos: Revista Ímpar, até 31 de março. Revista Par, até 31 de agosto.

Endereço para envio: revistadaamprs@gmail.com . Ou direto na plataforma.

Site da Revista: https://www.revistadomprs.org.br/index.php/amprs .

Política de Acesso Livre

A Revista oferece acesso livre de conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Ao submeter texto a Revista do MPRS o autor está aceitando essa política de acesso livre. Os autores também não pagam qualquer taxa para submissão de artigos ou sua avaliação.

A revista do MPRS adota a licença CC-BY como atribuição principal de acesso aberto. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.

Semestralmente são impressos 100 (cem) exemplares para distribuição aos autores (um por autor), às Faculdades de Direito do Estado do RS, aos Tribunais locais e Superiores, e as sedes dos órgãos de chefias das Carreiras Jurídicas do RS.